Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP

Compartilhe o post:

Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP

A Empírica é uma gestora de recursos independente no mercado de capitais brasileiro, especializada em estratégias de renda fixa em crédito estruturado. Apesar da gestora  ter iniciado as suas atividades em 2009, os sócios-fundadores costumam dizer que a Empírica nasceu conceitualmente em 2004, quando os mesmos, na época em que desempenhavam como executivos do HSBC Global Asset Management, começaram a coordenar a estruturação de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC), um produto bastante sofisticado e, na época, ainda incipiente no Brasil. 

Em julho de 2021, a gestora alcançou a marca de R$ 4,5 bilhões em ativos sob gestão, com 50 fundos em portfólio e uma equipe multidisciplinar com cerca de 100 profissionais, crescendo 50% ao ano nos últimos cinco anos. Entre as principais singularidades da casa destacamos um DNA inovador, com busca de soluções não-óbvias em crédito estruturado, e uma gestão de riscos ativa e diligente em todo o ciclo de gerenciamento dos parceiros investidos, com visão de longo prazo. (Dados de AUM coletados no site Quantum Axis).

Leonardo Russo Calixto é o co-fundador e CEO da casa, desde 2009. Durante 15 anos fez uma carreira em instituições financeiras privadas (Unibanco e Fator) e estrangeiras (CCF e HSBC), adquirindo vasta experiência em desenvolvimento de produtos, estratégia e vendas, gestão de riscos e carteiras. Atuou por 5 anos como Diretor de Produtos e Vendas no HSBC Global Asset Management cobrindo a América Latina. Além disso, é engenheiro Mecânico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IMERJ), Pós-graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini (PoliUSP), MBA Executivo em Finanças no IBMEC e Mestrado em Economia na PUCSP. 

Aquiles Feldman é advogado, co-fundador e COO, responsável pelas áreas de Jurídico e Compliance, desde 2009. Nos anos 90, após a aquisição do Banco Boavista pelo Grupo Espírito Santo (Portugal), assumiu a posição de Diretor Executivo em uma das empresas do conglomerado, atuando no grupo por 4 anos. Em 2000 ingressou no Santander, no qual atuou por 2 anos como Diretor Adjunto do departamento jurídico. Em 2002 ingressou no HSBC, no qual atuou por 8 anos como Executivo Sênior do departamento jurídico responsável pela área de asset management, private bank, corretora, custódia qualificada e fundo de pensão. É também, pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa (FGV), iniciou sua carreira como gerente executivo do Espírito Santo Investimentos.

José Eduardo de Assunção é co-fundador e Chief People Officer da Empírica. Mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando por 16 anos no CCF e HSBC. Foi Diretor do HSBC Fundo de Pensão, Presidente do Conselho Fiscal do HSBC Fundo Instituidor, coordenou grandes operações de incorporação de negócios, produtos estruturados e custódia terceirizada. José é Administrador de Empresas e Pós-graduado em Finanças pela Universidade Mackenzie e MBA Executivo em finanças no IBMEC.

Guilherme Vivian Lagnado é sócio e responsável pela área de gestão dos fundos na Empírica. Atua há mais de nove anos no mercado financeiro, com ênfase em consultoria de investimentos e asset management. Já trabalhou no Grupo Orey Financial. É formado em Administração Pública pela FGV-EAESP e possui certificação CGA pela Anbima.

A equipe de gestão é composta por mais de dez profissionais de investimentos, todos com alto nível de senioridade.

O Empírica Lótus IPCA FIC FIM CP é um fundo multimercado que busca dar acesso à uma carteira pulverizada de crédito privado estruturado, investindo em cotas subordinadas mezanino de FIDCs geridos pela própria Empírica Investimentos ou de terceiros, objetivando retornos descorrelacionados do mercado. O processo decisório do fundo conta com o alto rigor de gerenciamento de riscos da Empírica Investimentos e buscará acessar o mercado de capitais investindo em carteiras de diversas naturezas, com ênfase para: crédito pessoal com garantia, crédito para empresas e fomento mercantil. A gestora trabalha com um objetivo de retorno de IPCA + 8% para o fundo. 

Dentre os principais controles de risco deste fundo, ressaltamos que a gestora não comprará cotas mezaninos e nem junior de terceiro, podendo comprar apenas sênior. Além disso, o fundo também não poderá investir em cotas de FIDC NP de terceiros. O monitoramento de risco do portfólio é realizado pela equipe de gestão mensalmente, realizando o acompanhamento das informações oficiais da CVM e do administrador de cada fundo, além do contato direto com a gestora e/ou consultoria, pelo menos duas vezes ao mês.

Hoje, entre as principais posições do portfólio estão os FIDCs Biz Capital PME, Pérola, Premier Capital, Imobiliário, Neocred, Empírica Home Equity. Quando observamos a exposição do fundo aos diferentes lastros, encontramos uma maior concentração em Recebíveis Comerciais Empréstimos para PME, Financiamento Imobiliário, Crédito Consignado Privado, Refinanciamento Imobiliário, Financiamento de Obras, Imobiliárias, Auto Equity e Recarga de Celular.

Até o fechamento do mês de fevereiro, o fundo apresentava uma concentração de 51% em cotas seniores, 19% em cotas mezaninos, 3,8% em cotas mezaninos high yield, e o restante em caixa, alocando em operações compromissadas/títulos públicos.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaCotas de FIDCs
Referência: fereveiro/2022

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 25/02/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares