Relatório PIB – 4º Trimestre

Compartilhe o post:

COMENTÁRIO

O PIB do 4º trimestre de 2021 registrou crescimento de 0,5%, fechando o ano com alta de 4,6%, em linha com as projeções da Órama.

A Agropecuária, que recuou 7,4% no trimestre anterior, avançou 5,8% no quarto trimestre. A despeito desse resultado, na comparação com 2020, foi a única atividade a apresentar retração (-0,2%). Tal recuo foi reflexo de problemas em algumas produções agrícolas (como com a cana de açúcar, o milho e o café) e pecuárias (bovinos e leite), diretamente prejudicadas pelos problemas climáticos, como secas e geadas, enfrentados durante o ano.

Na Indústria, destacou-se o desempenho da Construção Civil. Após ter apresentado queda de 6,3% em 2020, cresceu 9,7% no ano. Conjuntamente ao bom desempenho da Construção, a Indústria de Transformação avançou 4,5%, influenciada, principalmente, por máquinas e equipamentos. A atividade de Eletricidade, água e esgoto foi a única componente de Indústria que apresentou retração (-0,1%), sob efeito da crise hídrica que assolou o país em 2021.

Em Serviços (4,7% no ano) todas suas atividades apresentaram crescimento. A atividade de Informação e comunicação avançou 12,3%, sendo a maior influenciadora dessa alta, seguida por Transportes (11,4%).

Pela ótica da Demanda, o destaque foi a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) que avançou 17,2% no ano, ante queda de 0,5% no ano anterior.

A taxa de investimento, medida pela relação FBCF/PIB, avançou para 19,2%, ante 16,6% observados em 2020, o que é positivo.

Apesar dos fortes números de crescimento observados, que marcam o retorno da economia em relação ao ano de 2020, nossas expectativas para 2022 não sugerem crescimento tão robusto.  Seguimos com a projeção em +0,4% para o PIB do ano, com revisões apenas nos componentes do crescimento, sendo o carrego estatístico de +0,3%. Os setores Agropecuário, pelas boas perspectivas para as safras, e Serviços, pela reabertura econômica e retorno à normalidade de consumo, devem contribuir para que o produto de 2022 seja positivo.

Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia


Este relatório foi elaborado pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1o na Resolução CVM 20/2021. As informações contidas neste relatório têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste relatório serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. As informações deste relatório estão atualizadas até 04/03/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares