Estratégia Arrojada – Março de 2022

ESTRATÉGIA ARROJADA – MARÇO 2022

Em março, o Comitê de Política Monetária do Banco Central brasileiro se reúne novamente nos dias 15 e 16 e entendemos que a Selic será aumentada em um ponto percentual, para 11,75%, em linha com a redução do ritmo de ajuste expressa pelo BC. A nossa projeção no momento para a taxa básica é que o Copom faça mais uma alta de 50 bps em maio e finalize o ciclo em 12,25%, mantendo esse patamar até o fim do ano.

Neste mês ainda, o Fed deverá iniciar o ciclo de alta dos juros. Mas a direção dos mercados será dada pelos desdobramentos da crise geopolítica. Pelo lado econômico, a inflação é a ponta mais visível, uma vez que os preços da energia (a maioria dependente do petróleo) serão afetados, dificultando a atuação dos bancos centrais. Um cenário desfavorável para recuperação econômica tem impacto direto em todos os países, sobretudo nos emergentes.

Por aqui, de 3 de março a 1º de abril ocorre a janela partidária, período no qual os políticos eleitos por votação proporcional podem mudar de partido sem que percam seus mandatos. É esperada uma reconfiguração de forças em Brasília que vai ditar os rumos das federações partidárias e das alianças para outubro. Além disso, os chefes dos executivos de todas as esferas, além de ministros e militares que desejam disputar outro posto, precisam deixar suas funções até seis meses antes do primeiro turno (2/10). Ou seja, até o dia 2 de abril, deveremos ver uma nova reforma ministerial dada a expectativa de que mais de 10 ministros se lancem candidatos. 

Na renda variável, ainda há empresas com preços atraentes. No entanto, dada a mudança na situação geopolítica, optamos por migrar 5% de renda variável para renda fixa pós-fixada, devido à  relação risco x retorno que  segue muito convidativa nesse cenário de incertezas globais. Com a nossa projeção de Selic num patamar de 12,25%, vislumbramos uma boa janela de oportunidades para os fundos multimercado macro.

Para acessar a Estratégia completa, com os produtos selecionados do mês e o comentário sobre o desempenho de fevereiro, faça download do documento.

Este material de divulgação foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação de produtos e não pode ser considerado como tal. A estratégia acima divulgada foi elaborada de acordo com o momento econômico e de mercado, congregando métricas de diversos tipos de risco, como aqueles calculados por prazo, modalidade de investimento, dentre outros, que podem mudar de tempos em tempos, inclusive a exclusivo critério da Órama. A estratégia disponibilizada não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira, assunção de riscos ou necessidades pessoais de um tipo de investidor em específico e não deve ser considerada para estes fins. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. O resultado da estratégia pode ser diferente e variar de acordo com os ativos alocados pelo investidor. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Leia a lâmina de informações essenciais dos fundos, se houver, e o regulamento antes de investir, bem como informações sobre quaisquer outros produtos, quando for o caso, no site www.orama.com.br. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 25/02/2022.

Posts Similares