Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM

Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM

A Hashdex é uma gestora de recursos global, e sua subsidiária brasileira, é a Hashdex Gestão de Recursos. Fundada no início de 2018 por Marcelo Sampaio e Bruno Caratori, a gestora funciona como uma ponte entre o mercado financeiro local e o mercado global de criptoativos de forma simples, segura e regulada. Atualmente, a gestora tem um AuM (ativos sob gestão) de R$ 1.5 bilhão.

Marcelo Sampaio é cofundador e CEO da Hashdex. Anteriormente, fundou a Endless, Inc em São Francisco, nos EUA, onde serviu como Chief Growth Officer por 6 anos. Anteriormente, passou mais de uma década na Microsoft e Oracle. Marcelo investe em ativos digitais desde 2012, além de ter sido investidor de venture capital com mais de 30 investimentos no Brasil e no exterior.

Bruno Caratori é cofundador, COO e responsável pela gestão na Hashdex. Anteriormente, foi um dos líderes na Edmodo, a maior rede social de educação no mundo, onde trabalhou por cinco anos após ter concluído seu MBA. Antes disso, Bruno respondeu pela área de risco da Gávea Investimentos e trabalhou também na RiskControl, uma empresa de software para o mercado financeiro adquirida pela Accenture em 2010.

João Marco Cunha é o principal gestor de portfólios na Hashdex. Anteriormente, trabalhou nas áreas de quant trading na Opus, de private equity, risco de mercado e pesquisa macroeconômica no BNDES. Além disso, foi head de gestão de ativos na Genial Gestão de Patrimônio. 

A Hashdex tem um time com mais de 50 profissionais, dos quais a maioria possui amplo conhecimento e experiência no mercado financeiro e de tecnologia. A área de research da casa foi estruturada recentemente por Carlos Eduardo Gomes, sócio e head do time, e está em expansão para aumentar a robustez de análise da gestora.

O Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM é um fundo passivo destinado a investidores em geral, do qual 40% do patrimônio líquido é investido no ETF HASH11, que replica o índice NCI (Nasdaq Crypto Index), co-desenvolvido pela Hashdex e Nasdaq, e 60% é alocado em LFTs. Atualmente, os ativos que compõem o índice, que é rebalanceado e/ou alterado trimestralmente, são: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Chainlink, Bitcoin Cash, Uniswap, Filecoin e Stellar Lumens. É o fundo da casa com menor exposição aos criptoativos e, portanto, com menor volatilidade. A parcela de investimentos em cripto é realizada através de um veículo no exterior sem hedge cambial, gerando uma exposição do fundo à variação do dólar. O fundo é destinado a investidores qualificados. 

Tendo em vista que a gestão do fundo é passiva, as metodologias de gerenciamento de risco não são tão comuns como as de estratégia ativa. No caso do Hashdex 40, por exemplo, um dos principais riscos é o de desenquadramento, tendo em vista que o fundo tem mandato de permanecer 40% alocado no HASH11. Com isso, em momentos de baixa ou alta no ETF, a gestão fica atenta para comprar ou vender mais do ETF, objetivando manter o fundo enquadrado nos 40% de Patrimônio Líquido no HASH11. Além disso, o Tracking Error, que mede os limites de erro de aderência aos benchmarks, também é utilizado como ferramenta de gestão de risco.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
LFTCriptomoedas
Referência: janeiro/2022

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/01/2022.

Posts Similares