Locaweb – LWSA3

Compartilhe o post:

Locaweb

TECNOLOGIA

Uma empresa bem posicionada pra uma década de crescimento

Uma das techs mais tradicionais do país.

A Locaweb começou como uma empresa de hosting de sites lá em 1998. De fato, esse é um produto básico no contexto da internet, e que já é bastante consolidado. A empresa recebeu a Silver Lake como investidor estratégico em 2010, e dessa forma, dois anos depois comprou a Tray – a empresa de serviços para ecommerce que viria a mudar completamente os números do negócio.

Como se beneficiar do ecommerce sem comprar uma varejista?

Através da Tray, o lojista consegue montar a sua própria loja online. A Tray também presta um serviço de integração de estoque dos lojistas junto aos marketplaces, permitindo ao lojista vender mais. Dentro desses dois produtos principais, a Locaweb inclui diversos produtos acessórios, tendo em vista aumentar o ticket médio do cliente, e é por isso que o lifetime value do cliente na Locaweb cresce de forma tão consistente.

Entrada em meios de pagamento também é um sucesso.

O lojista que tenha a sua loja virtual na Tray também utiliza o próprio meio de pagamento da Locaweb, chamado Yapay. Essa é uma das maiores fontes de receita da empresa. A unidade de ecommerce – que compreende Tray e Yapay – hoje é mais da metade da receita da empresa e a perspectiva é de que este número siga em crescimento.

A narrativa perfeita da empresa de tecnologia.

A Locaweb segue à risca o playbook da empresa de tecnologia. A empresa tem negócios altamente escaláveis, com crescimento bastante expressivo. Uma pulverização bem grande na sua clientela e um foco em otimizar a clássica razão LTV/CAC. Em especial o LTV – lifetime value do cliente – ou seja, tudo que ele vai gerar de receita para a empresa no futuro. O foco da empresa é adquirir e desenvolver produtos auxiliares aos seus principais negócios e trabalhar para emplacar tudo que conseguir de cross sell – tendo em vista primeiramente aumentar a sua receita por cliente. Em seguida, com o boom recente do ecommerce, a empresa alcançou a marca dos 106 milhões de Reais de receita neste segmento – um crescimento de 160% na comparação com o ano anterior.

Fonte: RI da empresa
Mas será que vale a pena do ponto de vista do preço?

É claro que a Locaweb não é nenhuma barganha na bolsa. A empresa tem lucratividade irrisória e um valor de mercado de 6,5 bilhões de Reais. O valor da Locaweb hoje se baseia na perspectiva futura da empresa, e portanto o  investimento na Locaweb hoje deve ser feito de forma comedida. Com a manutenção deste crescimento acelerado da empresa, em somente 15 meses a companhia teria uma receita que, no valor de mercado de hoje, a colocaria no múltiplo de 3,4x vendas – o mesmo da líder mundial nesse mercado, que é a GoDaddy. Vemos esse número como bastante satisfatório. Ainda que a cia. não seja capaz de manter o crescimento de 3 dígitos que sucedeu durante a pandemia, acreditamos que o ritmo deverá se manter acelerado, e que o preço de mercado deve se ajustar conforme os números de receita da empresa sigam em alta.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares