Devant Solidus Cash FIRF CP

Compartilhe o post:

Devant Solidus Cash FIRF CP

Fundada em em 2018 por Bruno Eiras e David Camacho, a Devant é uma gestora de recursos independente que originou-se de um spin-off de um family office especializado na gestão de renda fixa e crédito privado. Os sócios, com mais de 10 anos de experiência no mercado de renda fixa, trazem consigo uma extensa bagagem de experiência nas frentes de originação, estruturação, investimento e acompanhamento de ativos de crédito estruturado, principalmente com crédito estruturado e CRIs. Hoje, a Devant possui um portfólio de fundos para todos os perfis de risco, sendo todos com foco no crédito privado, debêntures e operações estruturadas. Conforme informações do site Quantum, o AUM da gestora é de R$ 1,8 bilhão, com uma grade de 4 fundos abertos em plataforma e 3 fechados listados na B3.

Bruno Eiras é sócio-fundador e diretor de gestão. Com mais de doze anos de experiência no mercado financeiro, foi trader de renda fixa na mesa proprietária da tesouraria do Banco HSBC, incluindo atuação como dealer de renda fixa do Banco Central do Brasil, em seguida foi trader de renda fixa na mesa proprietária e membro do comitê executivo da tesouraria do Banco Daycoval. No Grupo RTSC, atuou como Portfolio Manager de crédito privado e renda fixa, sendo o idealizador e gestor dos fundos Devant desde o início, em 2016. Formado em Engenharia de Produção pela FEI e PUCSP, especialização em Administração de Empresas pela Alliant International University – USA. Possui a certificação CGA.

David Camacho é sócio-fundador e gestor. No mercado financeiro há mais de dez anos, adquiriu experiência em funding estruturado e em emissões de produtos offshore (bonds, securitizações, empréstimos sindicalizados) na tesouraria do Santander. Em seguida, atuou nas áreas de operações, análise de investimentos, asset allocation e gestão de fundos exclusivos para clientes UHNW e Institucionais com cerca de R$ 9 bi na Vinci Partners. No Grupo RTSC, foi Portfolio Manager de crédito privado e renda fixa, sendo gestor dos fundos Devant desde o início, em 2016. Formado em Administração de Empresas pelo Insper, possui a certificação CGA.

A equipe da gestora é composta por 15 profissionais. O time de investimentos é constituído por um diretor de gestão, três gestores e dois analistas. Além deles, a empresa conta com um diretor de compliance, uma equipe de Sales & RI e uma de suporte.

O Devant Solidus Cash FIRF CP é um fundo de liquidez diária com mais de 5 anos de histórico, que pode ser utilizado para uma estratégia de curto prazo. A carteira teórica do fundo é composta por ativos financeiros de renda fixa e crédito privado, basicamente Letras Financeiras, CDBs, Títulos Públicos, Debêntures de empresas nacionais de diversos setores da economia e ativos de Crédito Estruturado, com rating acima de Grau de Investimento. A gestora adota uma meta de retorno para o fundo de 108% do CDI.

O processo decisório é baseado em decisões colegiadas tomadas nos comitês de crédito e risco. Durante o comitê de crédito, composto pelos integrantes da equipe de investimento, o ativo sob análise deverá ser aprovado por todos os gestores para que possa integrar o universo de investimento dos fundos. Posteriormente, o ativo será levado ao comitê de risco, onde serão realizadas abordagens mais aprofundadas. Neste comitê, o diretor de risco possui discricionariedade para vetar o ativo ou para ajustar o limite máximo de exposição.

O fundo conta com um Comitê de Risco que se reúne de forma ordinária, formalmente, uma vez por mês. No entanto, dada a estrutura enxuta da Gestora, discussões sobre os riscos dos portfólios podem acontecer com mais frequência, em particular em momentos de maior agitação nos mercados. O Comitê de Risco também poderá ser convocado extraordinariamente, em caso de necessidade ou oportunidade.

As decisões do Comitê de Risco deverão ter o voto favorável, no mínimo, do Diretor de Risco. Dessa forma, as decisões do Comitê de Risco em matéria de gestão de risco deverão ser tomadas preferencialmente de forma colegiada, sendo sempre garantido exclusivamente ao Diretor de Risco o voto de qualidade e a palavra final em todas as votações. Em relação a medidas corretivas e medidas emergenciais, o Diretor de Risco poderá decidir monocraticamente, tendo independência para enquadrar os fundos nos limites estabelecidos, alinhando tais providências diretamente com o Gestor.

Além disso, devido à liquidez diária e a característica de ser um fundo de curto prazo, a equipe de gestão busca manter uma alocação de 20% a 30% em caixa como medida de controle de liquidez.

Já observando os aspectos de pulverização, a carteira do fundo está diversificada em 20 setores da economia, com as principais alocações sendo realizadas em instituições financeiras, geração de energia, crédito estruturado, varejo, tecnologia, distribuição de energia, locação de veículos e papel e celulose. Hoje, a carteira do fundo apresenta a seguinte distribuição de ratings: 52% da carteira AAA, 36% entre AA+ até AA- e 12% de ativos entre A+ e A-. 

Atualmente, o portfólio do fundo está com concentrações de aproximadamente 41% em debêntures de grandes empresas e líderes em seus setores, 18% em letras financeiras de instituições financeiras com rating AAA, 5% em crédito estruturado e 36% em reserva de caixa.

Ao realizar uma análise por indexadores, identifica-se que 55% dos títulos em carteira são indexados ao CDI, 43% à DI+ e 2% ao IPCA+. Desta maneira, o fundo procura utilizar 98% do risco atual para se beneficiar de aumentos na Taxa Selic e 2% para retornos provindos do aumento da inflação.

Por fim, a duração do fundo está em patamares de 1,45 ano, enquanto o carrego é de aproximadamente CDI + 0,76% a.a.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
XXXX
CaixaDebêntures, Crédito Estruturado e LFs
Referência: janeiro/2022

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/01/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares