Sterna Total Return FIC FIM

Compartilhe o post:

Sterna Total Return FIC FIM

A Sterna Capital é uma gestora de recursos independente, fundada em 2021, fruto da união de profissionais com longa experiência no mercado financeiro e com passagens por diversas instituições no Brasil e no exterior. A casa é focada na gestão de um único veículo multimercado multiestratégia. Atualmente, o AuM da gestora é de R$ 17,5 milhões, grande parte sendo capital proprietário, tendo aberto o fundo para captação recentemente.

Bruno Magalhães é o Chief Investment Officer (CIO) da Sterna Capital e um dos gestores do fundo. Bruno tem 24 anos de experiência no mercado financeiro, dos quais nos últimos 8 anos esteve à frente da Autonomy Capital no Brasil, renomado hedge fund global com 18 anos de histórico. Iniciou sua carreira como trader de Renda Fixa Internacional e depois passou 11 anos em Londres, no Unibanco e Standard Bank. Como CIO, Bruno concentra a maior parcela de risco no fundo.

Andrei Gonçalves é gestor sênior e tem 24 anos de experiência no mercado. Antes de se juntar ao time da Sterna Capital. Andrei esteve na mesa proprietária do Santander Brasil, e anteriormente foi Diretor de Tesouraria da BR Partners por 5 anos. Além disso, teve passagem pelo JP Morgan, Citibank, Dresdner, Standard Bank, Kinea – em SP, NY e Londres – atuando como trader de câmbio e volatilidade de mercados emergentes.

André Shiokawa, CFA, tem mais de 20 anos de experiência, sendo os últimos 15 anos em tesouraria ou gestão de fundos. André esteve por 10 anos no BTG, tendo atuado nos 4 últimos anos como gestor do hedge fund globais da casa (Global Emerging Markets and Macro Fund), em Nova York. Também teve passagem pela Kondor Invest, Garde Asset e Absolute Investimentos, sempre focado em G10 e FX (Foreign Exchange).

Diego Paternostro, formado pelo ITA, é responsável pela estratégia de equities. Diego tem 14 anos de experiência em gestão com foco em ações. Começou sua carreira como gestor da estratégia Long & Short Quant na Capitânia, em 2008. Depois, foi analista de ações no J.Safra Asset Management , onde foi responsável por cobrir diversos setores. Após a passagem pelo J.Safra, Diego se juntou ao time de equities da Garde Asset, onde trabalhou com André Shiokawa. Mais recentemente, Diego teve uma passagem de 2 anos na Moat Capital antes de se juntar ao time da Sterna Capital.

José Carlos Faria é o economista-chefe e um dos sócios fundadores da Sterna Capital. É bacharel e mestre em Economia pela USP e Ph.D em Economia pelo MIT, com especialização em macroeconomia e economia internacional. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Pesquisa Macroeconômica em bancos de investimento. Durante 18 anos foi economista-chefe para o Brasil no Deutsche Bank, em São Paulo. Foi, também, economista-chefe para América Latina no banco BNP Paribas.

A Sterna Capital conta com um total de 10 profissionais, dos quais seis estão envolvidos com gestão e análise. São quatro gestores, contando com o CIO, e dois economistas.

O Sterna Total Return é um multimercado multiestratégia que busca retornos absolutos através da atuação nos mercados de juros, moedas, ações e commodities no Brasil e exterior. O fundo tem uma estrutura que conta com um book estrutural, que possui posições de médio prazo e volatilidade menor, e quatro books individuais para cada um dos gestores, nos quais são exploradas oportunidades táticas e de frequência maior. Atualmente, Bruno concentra maior parcela de risco, com 44% do capital, André tem 36%, Andrei 12% e Diego 10% (focado apenas em ações). O capital alocado para cada gestor é revisto periodicamente de forma sistemática, levando em consideração performance, sharpe, correlação relativa dos books de cada gestor e uso de capital.

No book estrutural, a decisão é consensual entre os quatro gestores e o José Faria, economista-chefe. Já nos books individuais, os gestores têm a decisão final, sem interferência do CIO, para operarem livremente sem uma pré-alocação determinada em mercados específicos.

A gestora tem criterioso modelo de gestão de risco, onde usa ferramental proprietário e sistema Lote45 para monitoramento em tempo real da exposição das estratégias. Todos os livros têm limites de drawdown pré-definidos, que quando atingidos, a estratégia perde parte do seu limite de risco. Além disso, tem limites pré-estabelecidos por produtos, por livro, de forma que reduza o nível de correlação entre as estratégias.

Por fim, em relação às posições, o fundo está comprado em USD contra moedas G10 (EUR, JPY), bem como contra BRL. Em ações, o fundo encontra-se net vendido em Ibovespa e comprado em S&P. Além disso, está comprado em volatilidade de S&P. Em juros, no mercado local, o fundo não tem nenhuma posição de destaque. Temos posição tomada em juros real e nominal nos EUA.

Mercados de atuação e performance da estratégia:

TESOUROCRÉDITO PRIVADOMOEDASAÇÕESDERIVATIVOSALAVANCAGEM
X
CaixaUSD vs. Moedas G10 e BRLIbov e S&P
Referência: janeiro/2022

A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/01/2022.

Compartilhe o post:

Posts Similares