Ibiuna Hedge FIC FIM

Compartilhe o post:

Ibiuna Hedge FIC FIM

A Ibiuna Investimentos é uma gestora de recursos independente, fundada em 2010 por Mário Torós, Rodrigo Telles, André Lion e Caio Santos. Atualmente, a gestora possui AUM (ativos sob gestão) de R$ 24,3 bilhões, segundo dados retirados do Quantum Axis, distribuídos entre os fundos multimercado macro, ações e previdência.

Mário Torós é economista e já teve passagens pelo Banco Santander (Londres), como Head da Divisão de Trading de Mercados Emergentes, assim como pelo Banco Santander (Brasil), onde foi Diretor Executivo. De 2007 a 2009, ocupou a posição de Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil.

Rodrigo Telles possui vasta experiência no mercado financeiro, tendo passagem como Diretor da ANBIMA, economista sênior no Banco Garantia e economista-chefe no Credit Suisse e sócio da JGP Gestão. De 2004 a 2007, também foi Diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil.

O Ibiuna Hedge FIC FIM é um fundo multimercado com enfoque macro global e grau de volatilidade moderado, sendo uma versão menos concentrada (com 2/3 de volatilidade) do outro fundo macro da casa, o Ibiuna Hedge STH FIC FIM. O fundo adota uma filosofia de análise fundamentalista e tem como diferencial explorar ciclos de política monetária através de posições nos mercados de juros, moedas, ações e commodities, nos mercados doméstico e internacional.

O fundo tem uma estrutura multigestor onde cada um possui limite de risco individual e pode operar múltiplas estratégias. Rodrigo Azevedo e Mario Torós são responsáveis pela estratégia macro, André Lion lidera a equipe de ações e Eduardo Alhadeff e Vivian Lee lideram a estratégia de crédito. No total, a Ibiuna conta com uma equipe de 11 gestores, 7 economistas e 11 analistas de ações.

Grande parte das estratégias do fundo são alocadas nos mercados de juros e inflação locais e derivativos de moedas globais. Além disso, no book de bolsa pode alocar uma parcela do risco em índices de ações globais e long & short neutro. O uso de derivativos serve tanto para proteção quanto para alavancagem.

Em relação ao processo decisório, toda a equipe, que somada conta com 29 profissionais, geram as teses de investimentos levadas ao comitê para avaliação e posterior execução. Vale ressaltar que Mário e Rodrigo possuem maiores parcelas de risco na alocação.

A gestão de risco do fundo é através de VaR (Value at Risk) e Stress, com um limite de 3% e 60%, respectivamente. A Ibiuna conta com uma plataforma integrada (não proprietária) que realiza o cálculo do VaR, Stress, Profit & Loss, exposição e demais métricas de risco em tempo real. Além disso, através de um sistema interno (YARA) todas as informações da plataforma descritas acima são consolidadas
para o time de gestão e risco, facilitando o monitoramento e gestão de risco diariamente e em tempo real.

Atualmente, a estratégia macro tem como principais posições: na renda fixa brasileira, voltaram a ter posições compradas em inflação implícita e seguem aplicados em juros reais e trades de valor relativo nas curvas de juro real e de implícitas. No exterior, sobretudo no mundo desenvolvido, a gestão segue com viés tomador de juros diante das pressões inflacionárias, principalmente com posições nos Estados Unidos e Alemanha. No mundo emergente, a estratégia mantém posições tomadas no Leste Europeu e Israel.

Na renda variável, a estratégia segue com exposição comprada em índices futuros nos EUA e, no Brasil, estão com posições long-short não direcionais. Em moedas, estão com uma posição tática comprada em dólar/real e em outros pares cruzados de moedas. Por fim, em commodities estão neutros nessa classe.


A Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. distribui seus produtos para pessoas físicas e jurídicas. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. As informações constantes neste documento estão em consonância com os regulamentos dos fundos de investimento, mas não os substituem. Leia a lâmina de Informações essenciais,
se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTA COM
GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 31/12/2021.


Compartilhe o post:

Posts Similares