Petz – PETZ3

Petz

VAREJO

Rentabilidade, muito crescimento e um número de opcionalidades

O mercado pet é um sonho de consumo.

A indústria pet tem crescido em ritmo acelerado, puxada por questões demográficas e culturais, como a postergação da decisão de ter filhos pelos casais das gerações mais novas, enriquecimento populacional e a humanização dos animaizinhos como membros da família. Nos EUA as famílias têm dez vezes mais animais do que aqui, com um gasto por animal sete vezes maior, o que ilustra o potencial de crescimento por aqui. Entretanto, diferentemente dos países desenvolvidos, a indústria pet no Brasil ainda é completamente pulverizada. O maior player da indústria é a própria Petz, detentora de 6% do mercado.

Gestão impecável: profissionalismo e empreendedorismo.

Sérgio Zimerman, com um leque de experiências no varejo, teve finalmente sucesso ao abrir uma pet shop no formato megastore na marginal Pinheiros. Depois de uma primeira pernada de expansão, trouxe os americanos da Warburg Pincus para profissionalizar a gestão e preparar a companhia para um novo ciclo. Hoje a companhia conta com 143 lojas e crescimento acelerado.

Estratégia desenhada na vírgula de fidelização e atração de público.

A Petz tem o omnichannel no sangue. Esta não é uma componente tecnológica, nem nunca foi. É uma estratégia de gestão, que envolve a interligação entre os diferentes canais de comunicação da empresa. Hoje 86% das vendas feitas online têm alguma conexão com as lojas físicas – seja como origem do produto ou ponto de coleta. Em paralelo, a cia. investe em oferecer serviços nas suas lojas, desde banho e tosa até veterinária. Esses serviços atraem o público à loja, o que por sua vez aumenta o tráfego de pessoas, e portanto as vendas. Para completar, a Petz tem investido em produção de conteúdo e branding, tanto organicamente quanto por aquisições. As recentes compras do canal Cansei de ser Gato e da petshop Zee.Dog vão bastante nesta direção.

Aquisição da Zee.Dog estratégica.

A Zee.Dog é uma empresa pequena, de somente R$ 200 milhões de faturamento. Foram extremamente bem sucedidos na sua estratégia de comunicação, com uso intenso de redes sociais e reconhecimento global. A aquisição foi feita por troca de ações, avaliando a Zee.Dog na casa dos R$ 800 milhões. A Petz poderá escalar esta marca utilizando a sua gestão profissionalizada, tanto para expandir a rede de lojas de bairro com público alvo de classe alta quanto para aumentar ainda mais o vulto da marca no on-line. O mercado pet é bastante concentrado lá fora, com as 2 maiores americanas tendo 40% da receita total. Acreditamos que isto vai se repetir aqui no mercado brasileiro. A Petz hoje é a maior operadora, com 6% do mercado total. Este número tem tudo para multiplicar por quatro nos próximos anos.

Fonte: Bloomberg, RI da empresa

Valuation atual se justifica com manutenção desse crescimento acelerado por alguns anos e múltiplo premium devido à estratégia diferenciada.

Tanto nos EUA quanto no Reino Unido, o mercado pet é bem mais concentrado. No entanto, a maioria dos players tem capital fechado, nas mãos de fundos de private equity, e com isso a informação não é pública. Nos poucos players de capital aberto disponíveis, evidentemente que o tamanho é muito maior que o da Petz. Em paralelo, é bom constatar que lá fora, mesmo com um mercado muito mais maduro, as margens das companhias se mantém em patamar alto, sinalizando que a Petz também conseguirá manter este patamar. Os múltiplos da Petz são entre 2 e 3 vezes maiores do que as estrangeiras, muito em cima de perspectiva de crescimento tanto do número de lojas quanto da receita por loja, bem como de ganhos de escala provenientes do aumento da operação. Em paralelo, as empresas do varejo segmento pet, assim como as farmácias, operam a prêmio em relação ao varejo como um todo, pois são tidas como mais defensivas. Esta recomendação tem um perfil de longo prazo, pois depende das sucessivas entregas por parte do time do Zimerman, o qual acreditamos que vai atender ou superar as expectativas do mercado.


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