IMC – MEAL3

IMC

RESTAURANTES

Números finalmente positivos, em um mercado pronto para M&As

IMC resultados 2T21 : Turnaround tomando forma

Com R$21m de lucro líquido, International Meal Corp (IMC) divulgou seu primeiro resultado positivo desde o 4T19. Durante a pandemia, a gestora UV, da família Vidigal, comprou novamente 20% das ações e deu início a uma reestruturação da companhia. Quase metade do board foi trocado, com posterior mudança em quatro diretores, inclusive o CEO. Alexandre Santoro assumiu o comando em abril, tendo passagens pela Ambev, ALL e mais recentemente pela RBI, onde comandou a rede de frango frito Popeye’s. Recentemente a companhia anunciou o novo CFO e DRI, Rafael Bossolani, vindo da Hering.

Números melhorando

Os restaurantes da bandeira Frango Assado compõem 25 das 504 unidades operadas pela IMC. Esses restaurantes, primordialmente localizados à margem de grandes rodovias, começaram a mostrar sinais de recuperação no 4T20 e representam uma fatia bastante grande das receitas – cerca de um terço do faturamento dos últimos doze meses. Além desta marca, os resultados do segundo trimestre se beneficiaram da unidade americana, Margaritaville, que é sazonalmente forte durante o verão americano. Uma combinação de vacinações avançadas nos EUA e cortes de despesa agressivos durante o lockdown resultou em EBITDA de 12,5 milhões de dólares na unidade neste trimestre.

A figura está dada: eficiência, excelentes pontos e cortes de custo.

No 4T19 a IMC iniciou a operação da sua cozinha centralizada, um investimento de R$ 50 milhões, feito tendo em vista reduzir os custos de produção e os tamanhos das cozinhas in loco. Essa estratégia para reduzir os custos de aluguel e folha das unidades ficou em segundo plano logo em seguida, com o advento da pandemia. Em paralelo, o lockdown lamentavelmente colocou alguns subfranqueados em uma posição financeira desfavorável, abrindo à IMC a possibilidade de comprar restaurantes em excelentes pontos por preços bastante favoráveis. Santoro deseja ainda se desfazer de um número de marcas, tendo em vista manter o foco na melhora operacional e financeira das suas duas franquias mais escaláveis, Pizza Hut e KFC.

Estrutura foi mantida durante a pandemia, investimento que terá retorno em breve.

A IMC investiu muitos recursos na manutenção da sua estrutura de restaurantes, mesmo com a queda abrupta na receita – tanto os próprios quanto os subfranqueados. Em alguns casos a empresa adquiriu pontos muito bem localizados dentro dos shoppings, pagando pouco ou nada de luvas, enquanto se adaptava na operação com mão de obra reduzida. As receitas caíram quase 50% no auge da pandemia e já recuperaram quase tudo, de acordo com os números dos últimos doze meses. Nós aqui na Órama vemos potencial para a IMC ultrapassar esse número com facilidade no futuro próximo.

Fonte: RI da empresa
Fonte: RI da empresa
Fonte: RI da empresa

Valuation atual reflete receitas nas mínimas e desconto em relação aos pares.

Historicamente, a indústria opera em múltiplos mais altos, na casa de 1,2x vendas, contrastando com os atuais 0,7x vendas da IMC e 0,9x vendas da BKBR. Acreditamos que as ações deverão retornar a esse patamar, conforme as empresas melhorem os seus números. Além das receitas já terem tido um retorno quase completo, ainda será preciso trabalhar as margens. A IMC estava exatamente neste trabalho, de otimizar a utilização da cozinha central tendo em vista melhorar a estrutura de custos, e consequentemente as margens, justamente quando veio a pandemia. A companhia deve dar segmento a este processo agora. O setor se encontra bastante aquecido, com uma proposta de aquisição da Domino’s Brasil por parte da Burger King Brasil e a segregação da unidade brasileira da Arcos Dorados, com possibilidade de IPO.

Fonte: RI da empresa
Fonte: RI da empresa

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