Panorama Político – 26/08/2021

Compartilhe o post:

O PSDB em 2022, a possível candidatura do Dória e a PEC da reforma eleitoral

por Lorena Laudares, Mestre em Ciência Política

O PSDB vai realizar as prévias do partido para escolher o candidato para as eleições de 2022 no dia 21 de novembro. Estão na disputa o governador de São Paulo, João Dória, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus. 

*A campanha de Dória ganhou um reforço ao receber o apoio do ex-presidente FHC *que disse: “qual é o x da política? É a capacidade de juntar. Quem junta mais? É o Doria neste momento.”

É pouco provável que o PSDB desista de ter um nome nas urnas, mas Aécio Neves é um obstáculo importante à essa iniciativa de Dória. O deputado defende que lançar uma candidatura presidencial em uma eleição tão polarizada como a de 2022 é desperdício de recursos que poderiam ser direcionados para os pleitos em que o partido teria mais chances de expandir seu poder, como eleições regionais e para o Congresso. 

Outra dificuldade que Dória pode encontrar é pela sua postura de pouco diálogo. Para conseguir se viabilizar como uma “terceira via” é preciso criar pontes com outros partidos, especialmente com o PSD. O partido de Gilberto Kassab está buscando atrair o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para o PSD e lançar candidatura própria. 

O que deve definir o posicionamento de diversos partidos é a PEC da reforma eleitoral (PEC 125/11). Se aprovada, essa PEC volta com a possibilidade de criar coligações nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) a partir de 2022, modificando as estratégias de campanha. 

Com as coligações, além do coeficiente eleitoral ser calculado com base em todos os votos recebidos pela aliança, o tempo de rádio e TV de cada partido é somado ao do grupo. Isso  significa que o tempo de exposição volta a ser usado como moeda de troca para legendas médias. Os mecanismos de política tradicional (como tempo de TV e acesso ao fundo partidário e eleitoral) foram importantes para as eleições municipais de 2020, indicando que o “fenômeno Bolsonaro” pode não ser uma mudança de paradigma político. 

Dessa forma o apoio do PSD, à direita e PSB, à esquerda, vão ser decisivos para nomes de “centro” que buscam fazer oposição tanto a Lula quanto a Bolsonaro. A PEC 125/11 foi aprovada na Câmara e está no Senado. *Qualquer mudança nas regras eleitorais precisa ser aprovada até o início de outubro, um ano antes do pleito.


As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares